quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Salmos 150: Louvor ao Senhor por sua grandeza e seus poderosos feitos



"Aleluia!
Louvai a Deus no seu santuário;
Louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
Louvai-o pelos seus poderosos feitos;
Louvai-o consoante a sua muita grandeza.
Louvai-o ao som da trombeta;
Louvai-o com saltério e com harpa.
Louvai-o com adulfes e danças;
Louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
Louvai-o com címbalos sonoros;
Louvai-o com címbalos retumbantes.
Todo o ser que respira louve ao Senhor.
Aleluia!"

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Forro em PVC é instalado


Galeria: espaço para a sonoplastia já está preparado.

Na última semana de setembro, a nave do templo - em fase final de construção - recebeu a instalação do forro em PVC, circuitos de rede elétrica e o suporte para fixação do datashow. Segundo o Conselho da igreja, a meta é realizar a celebração de natal, desde ano, no novo espaço. Ao final, a igreja contará com três pavimentos, divididos em salas de aula para a escola bíblica dominical, salão para festas e cozinha, além da galeria, com espaço já preparado para a sonoplastia.


Oficiais e membros da igreja visitam a nave do templo.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cantata Castelo Forte é o nosso Deus - Martinho Lutero

"EIN'FESTE BURG"



Em 1517, precisamente, em 31 de outubro, nascia a igreja protestante, fundada pelo então padre agostiniano e professor de teologia alemão Martinho Lutero (Martin Luther). Seus questionamentos quanto à postura da igreja católica, bispos e padres culminou nas 95 teses, pregadas às portas da igreja do castelo de Wittenberg, resultando na Reforma Protestante. Desde cedo, Lutero voltou as suas atenções para a música da nova igreja que surgia. As músicas desde período eram polifônicas. Ou seja, possuíam mais de uma melodia, cantadas e executadas ao mesmo tempo, característica esta das músicas renascentistas do século XVI.

Lutero achou que as pessoas deveríam cantar algo mais simples e de fácil acesso e, canções menos complexas. Desse modo, instituiu o estilo canto coral, constituído de uma melodia, harmonizada para quatro vozes (baixo, tenor, contralto e soprano). As letras dos hinos foram traduzidas para o alemão, até então cantados em latim.

Poeta e Músico, Martinho Lutero compôs diversos hinos. Entre eles está a obra “Ein' Feste Burg” (Castelo Forte é o nosso Deus) considerada a Marcha da Reforma. Alguns afirmam que seria incabível uma celebração em comemoração à Reforma Protestante sem ao menos entoar esta peça. Ao longo da história da música erudita, inúmeros compositores deram um tratamento especial à melodia de Lutero. Destacam-se o virtuose organista alemão, do período barroco, Johann Sebastian Bach, com a cantata BWV 80 (Ein' feste Burg ist unser Gott); e, o pianista alemão, do período romântico, Felix Mendelsshon-Bartholdy, com a Sinfonia da Reforma. O hino “Castelo Forte é o nosso Deus”, de Martinho Lutero, é baseado no livro de Salmos, capítulo 46, versículo sete; e , está incluído em diversos hinários das igrejas protestantes brasileiras, como no hinário Novo Cântico, da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Confira no link abaixo, na página do You Tube, a melodia deste hino, incluída no terceiro e no quarto movimento da Cantata BWV 80 (Ein' feste Burg ist unser Gott) de Johann Sebastian Bach.

http://www.youtube.com/watch?v=L1RcW6L4oic&feature=related