segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Noite de Louvor - Jovens e adolescentes



Você está convidado para o culto de louvor e adoração que, será realizado no próximo sábado, 05 de fevereiro, no templo da 7ª Igreja Presbiteriana, situada à Rua Nazira Mattar de Freitas, nº394, no bairro Monte Castelo, próxima à creche comunitária.

O evento, aberto a toda à comunidade, está sendo preparado pelo casal Noel Filipe da Silva e Marivalda Aparecida da Silva. O louvor ficará por conta da “Banda Marcas da Promessa”, e o pastor da 8ª Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, o Rev. Régis da Silva, ministrará a Palavra de nosso Deus. A sua presença é muito importante para nós. Traga a sua família! Adore ao Senhor em todo o tempo!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mutirão agita final de semana

(Foto 1:Diácono Rogério Ap. Marçola, pastor Clóvis Teixeira e o presbítero José Monai)

Areia, cimento e latas de tintas marcaram o dia de ontem, 22, na Sétima Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, através de um mutirão organizado pelo Conselho Administrativo do templo.

(Foto 2: Os jovens com a mão na massa)

O mutirão, que teve início às 8h e que prolongou durante todo o dia, foi liderado pelo presbítero Júlio César da Silva e pelo pastor Clóvis Teixeira dos Reis, que logo dividiram as atribuições do grupo. Alguns membros ficaram encarregados em lixar as janelas de ferro e prepará-las para receber a pintura definitiva. Já a outra parte do grupo ficou íntima das pás, enxadas e carrinhos-de-mão. À frente da colher de pedreiro estavam os presbíteros José Manoel Monai e Júlio César da Silva fazendo o contrapiso da entrada principal do templo.

(Foto 3: Diácono Geraldo Pereira e o presbítero Júlio César)

Os diáconos Rogério Aparecido Marçola, Noel Filipe da Silva e Geraldo Pereira ora auxiliavam na pintura das janelas; ora, no contrapiso.

(Foto 4: Diácono Rogério Ap. Marçola, presbítero José Monai e pastor Clóvis Teixeira)

A juventude fez bonito, marcando forte presença. Em alguns momentos parecia que não havia ferramentas o suficiente para tantas mãos. E, às 12h, um breve intervalo. A Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) da igreja ofereceu um almoço.

(Foto 5: Lucas Monai lixando as janelas da fachada)

Para o presbítero Júlio César, o mutirão foi bem expressivo. No entanto, o acabamento revela inúmeros detalhes a serem concluídos na futura nave do templo. “Ainda tem muita coisa a se fazer ”, afirmou. As novas dependências já conta com o piso em cerâmica, forro em PVC e rede elétrica instalada.

(Foto 6: Vinícius Paulino e o diácono Noel F. da Silva)

Segundo o pastor em exercício, Clóvis Teixeira dos Reis, o objetivo é inaugurar as novas instalações até meados do próximo mês. Para que isso aconteça, um novo mutirão foi agendado para o próximo sábado, dia 29.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Igreja investe em sua comunicação interna

Exigências comunicacionais fazem Conselho repensar boletim dominical

(Foto: primeiro layout apresentado. Semelhante a um jornal impresso)

Sem sombra de dúvidas que a comunicação é uma ciência prática essencial em qualquer segmento da sociedade. A cada dia, as grandes indústrias, fábricas automotivas, hospitais, faculdades e universidades, instituições comerciais, Organizações Não-governamentais (ONG's), agências de Propaganda e Publicidade e empresas jornalísticas levantam estudos, analisam e alteram os seus veículos de comunicação para melhor atingir o seu público alvo. Revistas, jornais, televisão, rádio, internet e house organs; tudo é analisado. Informar e estar visível são fatores fundamentais.

Desse modo, diante das exigências comunicacionais do atual século e uma preocupação com a comunicação espiritual, a Sétima Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora iniciou, neste mês, um processo de reestruturação de seu informativo dominical. Três modelos de boletins estão sendo apresentados aos membros da igreja que, junto com o Conselho, aprovaram essa mudança.

Segundo o responsável pelos projetos, o graduando em Jornalismo Wellerson Cassimiro, o objetivo é deixar este impresso mais dinâmico, informacional e, esteticamente, agradável. “A Comunicação é a perfeita união da mensagem textual à mensagem imagética”, afirma. Ele acredita que, o boletim deve despertar a atenção dos membros, ficando desejosos de terem o impresso em mãos. Ao final deste mês, o Conselho da Igreja decidirá qual dos três modelos atende melhor às necessidades da comunidade para o decorrente ano.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fevereiro: Mês do Homem Presbiteriano e da Mulher Presbiteriana

PRESBITÉRIO DE JUIZ DE FORA PROGRAMA CULTO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO PELO DIA DO HOMEM PRESBITERIANO E MULHER PRESBITERIANA.

Deus tem usado, grandemente, as doces mãos das mulheres em suas obras. Elas ocupam lugar de destaque na igreja. Na ação missionária, são guerreiras e não poupam esforços para alcançar mais vidas. Já os homens, confiantes em Jesus, unidos e integrados em uma vasta confederação, caminham, marcham e lutam, pois o Senhor manda a todos proclamar. São varões santos, filhos de Deus. Assim, homens e mulheres são importantes nesta seara do nosso Altíssimo Deus e Pai.

Pensando nisso, o Presbitério de Juiz de Fora, em comemoração pelo dia do Homem Presbiteriano e pelo dia da Mulher Presbiteriana, está preparando um culto especial, que será realizado no dia 19 de fevereiro, sábado, às 19h30, na Sétima Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, situada à Rua Nazira Mattar de Freitas, nº 394, bairro Monte Castelo. Não fique de fora dessa festa! Participe conosco!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um Novo Cântico ao Senhor

OS HINOS COMO MEIO DE LOUVOR, ENSINO E EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Depois do estudo da Palavra de Deus, das orações e das ações evangelísticas, o que mais tem a ver com a saúde espiritual de uma igreja é o seu canto congregacional. Cantar em coro fortalece a igreja pela comunhão entre seus membros. Segundo a Enciclopédia Britânica Barsa (vol.4), o canto ocorre em toda a música sacra; seja desacompanhado (à capella), seja com acompanhamento orquestral; e em outros gêneros musicais como, nas óperas. No meio religioso, a Bíblia e a música andam juntos. Por isso o zelo, com o canto em diversos louvores, como, também, com os hinos, de maneira a valorizar sua mensagem musical e sua mensagem textual. As igrejas mais
antigas, ainda, cultivam o hábito quanto a utilização dos hinários.

MAS, O QUE É UM HINÁRIO?

Define-se como hinário um livro que contém um conjunto de hinos, que são poemas musicados, com suas mensagens bíblicas. Atualmente, há diversos hinários. Entre eles, “Hinos de Louvores e Súplicas a Deus”, “Cantor Cristão”, “Hinos e Cânticos”, “Harpa Cristã”; o hinário “Aleluia” usado pela Igreja Presbiteriana Reformada e o hinário “Seja Louvado”. Este último, todavia, foi usado pela Igreja Presbiteriana Unida, na década de 1970. Compositores eruditos como, Félix Mendelssohn, Wolgang Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach, também, contribuíram para a formação dos hinários da nova igreja que surgiu, como resultado da Reforma Protestante de Martinho Lutero. Mesmo com toda essa diversidade musical, entretanto, pode-se notar a existência de hinos em comum entre estes hinários. Só se diferem pelo ritmo, letra e andamentos devido à cultura de cada região. Conforme informações da Barsa (vol.7), nos tempos modernos, principalmente, depois da Revolução Francesa, os hinos, quer como peças instrumentais, quer como corais, passaram a simbolizar os atributos das nacionalidades; dada a importância dessas composições. Hoje, todos os países possuem seu hino ou marcha patriótica oficialmente reconhecida.

Registros históricos da Igreja Presbiteriana do Brasil, revelam que até a chegada do “Novo Cântico” (sem música), o hinário usado pela igreja era o “Salmos e Hinos”. Contudo, por julgarem-no passível de correções, sob o aspecto linguístico e doutrinário, o Supremo Concilio determinou a criação de um hinário que melhor servisse à IPB.

Depois de alguns imprevistos, o Supremo Concílio, em 1977, organizou uma Comissão para elaborar um hinário compatível com a bíblica doutrina presbiteriana, destinada a revisionar letra e música que, inicialmente, ficou sob a responsabilidade da soprano e professora de canto Atenilde Cunha. Em 1986, os trabalhos de revisão ficaram a cargo do musicólogo presbiteriano Ruy Carlos Bizarro Wanderley, pela sua experiência como hinólogo, pesquisador, compositor e regente. Segundo Atenilde Cunha, o hinário, com o nome de Novo Cântico, foi estruturado, visando a sua aplicação dos hinos como meio de Louvor, Ensino e Edificação da igreja, conforme a orientação do apóstolo Paulo aos Efésios (5.19) e Colossenses (3.16).
Wellerson Cassimiro.