domingo, 27 de fevereiro de 2011

NÃO TENHA MEDO DE FRACASSAR

Pastoral: Boletim 27.02.2011
Por Rev. Clóvis Teixeira dos Reis


O medo é algo natural do ser humano. É o medo que nos impede de provocarmos acidentes e de tomarmos atitudes impensadas e inconsequentes. E nesse aspecto o medo é muito útil. Entretanto o medo não pode nos paralisar e fazer de nós meros covardes que sempre tem medo de tomar qualquer decisão ousada e empreendedora. A vida exige de nós coragem para tomar certas decisões que abençoarão não apenas a nós mesmos, mas muitas pessoas ao nosso redor. Nesse aspecto o medo é desprezível.

O Rev. Hernandes Dias Lopes no seu Livro “De Pastor para Pastor” falando sobre o medo do fracasso, conta uma ilustração um tanto interessante.
No meio de uma sala, alguns cientistas penduraram uma penca de bananas frescas em uma estaca. Em seguida, deixaram quatro macacos soltos na sala. Na mesma hora, os símios esfomeados partiram na direção daquelas bananas amarelinhas.

Quando tentaram subir na estaca, um dos cientistas jogou água muito gelada sobre todos eles. Os macacos recuaram, juntaram-se novamente e fizeram uma segunda tentativa. Assim que começaram a subir na estaca, receberam outra vez o banho de água gelada. Depois de várias tentativas sem sucesso, os macacos se convenceram de que o fracasso era inevitável e por fim, desistiram de tentar.

No dia seguinte, os pesquisadores tiraram um dos quatro macacos da sala e o substituíram por outro que não participara da experiência do dia anterior. O que o novato fez? Foi com tudo pegar as bananas. Mas, antes mesmo que ele chegasse à base da estaca, os três veteranos o puxaram. Destemido, o macaco novato tentou mais uma vez e, novamente, foi impedido por seus companheiros. No fim ele desistiu e se rendeu à atitude fatalista dos demais.

A cada dia, os cientistas substituíram um dos macacos originais. No quinto dia, dos quatro macacos dentro da sala, nenhum deles havia passado pela experiência de levar um banho de água fria. Mesmo assim, a partir daquele momento, toda vez que um macaco novo entrava na sala, os outros o impediam de subir na estaca para pegar as bananas mesmo sem saber por que o faziam. A falha dos primeiros condicionou todos os novatos a evitar qualquer tentativa.

Não permita que o medo paralise sua vida. Fazendo de você alguém que se sente frustrado antes mesmo de fazer qualquer tentativa.
Há pessoas que gostariam de casar, mas não se casam com medo de dar errado. Gostariam de fazer uma faculdade, mas não fazem porque tem medo de não conseguir chegar ao final, ou de não conseguir ser aprovado no vestibular.

Algumas pessoas desejam se entregar mais a Deus, mas tem medo das consequências. Estão sendo limitadas, travadas, enrijecidas pelo medo. Não permita que seu medo te limite. É verdade que não devemos ser imprudentes, por isso, quando formos fazer um empreendimento devemos levá-lo em oração diante de Deus, conversar com pessoas sábias e se entendermos que temos a aprovação de Deus, então não devemos permitir que o medo nos trave e nos impeça pelo menos de tentar. Devemos vencer o medo, e uma das maiores virtudes do ser humano é vencer seus próprios medos.

Quando o medo começar a te limitar lembre-se de Isaías 41.10 “... não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. Busque sempre a orientação de Deus e ache nele coragem para vencer seus próprios medos