Pastoral: Boletim 20.03.2011
Por Rev. Clóvis Teixeira dos Reis
Na sexta-feira, 11 de Março de 2011 um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que devastou cidades, arrastando prédios, casas, carros e navios. Estima-se que o prejuízo financeiro seja de 2 Bilhões de dólares além de 6.911 mortos e outras 10.319 pessoas desaparecidas, segundo a polícia nacional.
Todos os povos e nações se condoem com os japoneses. Alguns além de perder seus familiares e amigos perderam também todos os seus bens. Algumas cidades parecem que foram batidas no liquidificador. Estão completamente destruídas. Além disso, falta alimento, água, abrigo, e em algumas partes já está nevando. E para agravar, todo o Japão está apreensivo, às margens de uma catástrofe nuclear, devido aos danos na usina nuclear de Fukushima Daiichi. Diante dessa catástrofe talvez surja a pergunta. “E Deus, onde está”? “Será que não se importa”? “Não sente, não comove, não age”? Talvez perguntem: “Por que, Deus”? Não és Tu quem controlas as forças da natureza? Não é Tu o Soberano? O Todo-Poderoso?
As Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus é soberano, bem como onisciente e onipotente. A Bíblia diz que é Deus “quem na concha de sua mão mediu as águas”, diz também que “Dele é o mar, pois ele o fez”. E ainda que, “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu”.
Talvez então alguns perguntem: Porque Deus permite os terremotos, os tsunamis? Porque ele permitiu que milhares de pessoas morressem nos últimos anos em terremotos e outras catástrofes naturais. Será que Deus realmente controla? Será que ele está realmente no trono do universo?
Poderá também alguns indagar como no salmo 42: “O teu Deus, onde está”? A Bíblia nos diz que Deus, o verdadeiro e Poderoso Deus sempre reinará. Ele não perdeu o controle do universo. Ele não está distante. Como diz o Salmista no Salmo 121: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”. Deus já sabia desde a eternidade que o dia 11 de Março de 2011 seria um dia pranto para os japoneses. Dia de morte, de desespero e destruição.
Então Deus é um Deus sádico? Ele tem prazer no sofrimento alheio? Ele é um déspota insano e descontrolado que descarrega a sua ira nos inocentes? Certamente que não. A Bíblia nos fala imutabilidade da bondade e da misericórdia de Deus. Ele diz ao profeta Malaquias: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Ele diz também ao triste profeta Jeremias: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. Deus nos diz na sua palavra que ele não tem prazer na morte do ímpio.
Então “porque” Haiti e agora Japão em tão pouco tempo sendo destruídos por terremotos e tsunamis? Afinal terremoto não é consequência de aquecimento global. A pergunta mais sábia a esse respeito não é “Por que”, mas “para quê”? Penso que Deus quer falar aos povos.
Entendo que Deus quer falar à humanidade que ele é o soberano. Que dependemos dele, quer entendamos ou não. Mas o mundo não quer ouvir. A humanidade a cada dia que passa se aliena, se rebela, se amotina contra Deus. Com suas ideias e práticas humanistas e demoníacas.
Em se falando de Japão, apenas 2,04% da população se declara cristã. No Japão o aborto é legalizado e estima-se que sejam feitos 500.000 abortos anuais no país, em 2001 foram 341.588, segundo o ministério da saúde local. Ali também há um número assustador de suicídios. Mais de 30.000 pessoas se matam todos os anos no Japão. A média é de 1 suicídio a cada 15 minutos.
Não estou enfatizando que é “por que” isso acontece no Japão é que aconteceu também o terremoto e o tsunami, mas que Deus usa essas catástrofes para chamar não apenas o Japão, mas todo o mundo para mais perto de si. Às vezes o sofrimento é a melhor didática de Deus para falar, principalmente a corações duros e orgulhos. Como disse C.S. Lewis: “O sofrimento é o megafone de Deus para um mundo ensurdecido”.
Que Deus use de sua misericórdia com os japoneses nesse momento tão dramático e que pela sua graça ele mostre a todo mundo que ele é Emanuel: Deus conosco. Deus presente. O Deus que está com olhos e ouvidos atentos aos povos de todo o mundo. Que sua mão é poderosa e quem abate a quem quiser abater e que levanta a quem quiser levantar.