Da Inglaterra para o solo tupiniquim
Nesta sexta-feira (12), a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) completa 152 anos. Fundada em 1859 pelo missionário norte-americano Ashbel Green Simonton, a IPB possui aproximadamente 500.000 membros, divididos em três mil igrejas, segundo informações do seu Portal oficial.
Em Juiz de Fora, Minas Gerais, o primeiro templo presbiteriano foi organizado em 1951, época na qual o Presbiterianismo no Brasil estava perto de completar 100 anos da chegada de Simonton, que instalou-se no Rio de Janeiro no dia 12 de agosto. Não obstante, em 1963, foi fundada a segunda igreja presbiteriana da cidade. E, sete anos depois, organiza-se o quarto templo da religião de origem inglesa. Atualmente, Juiz de Fora registra oito igrejas presbiterianas com suas respectivas congregações. Algumas destas localizam-se em outros municípios mineiros como, Chácara, Santos Dumont e Leopoldina.
Situada no bairro de Monte Castelo e, atualmente, sob a direção do Rev. Clóvis Teixeira dos Reis, a Sétima Igreja Presbiteriana foi organizada no dia 25 de abril de 2006. No entanto, seu trabalho evangelístico tem origem no dia 21 de fevereiro de 1983, data esta que marca a tomada de Monte Castello, na Itália, no ano de 1945. Wellerson Cassimiro