Dia da Mulher Presbiteriana
Comemora-se hoje, segundo domingo de fevereiro, o Dia da Mulher Presbiteriana, data esta que faz parte do Calendário Oficial de atividades da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), e que abrange todas as mulheres presbiterianas brasileiras, que pertencem ou não à Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF). A SAF é a expressão máxima do trabalho feminino que é desenvolvido na IPB, embora algumas moças e jovens senhoras ainda não participem como sócias.
A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia é a da cidade de Recife, Pernambuco, criada em 11 de novembro de 1884, sob o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”. As principais finalidades deste grupo eram estimular e promover os estudos bíblicos, arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e ajudar na igreja local. E, a sua primeira presidente foi a Sra. Carolina Smith. Já a segunda SAF que se tem registro surgiu no ano seguinte, no município de Rio Claro, em São Paulo, no dia 08 de janeiro. A sua primeira presidente foi Eulália da Gama. Após estas formações, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, as SAF’s estão presentes em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil. Em algumas igrejas, a SAF é mais antiga do que a própria comunidade, como é o caso da Igreja Presbiteriana da Penha (SP), com o grupo feminino dois anos mais velho do que a comunidade, que tem 55 anos. No início do século XX, a primeira Federação de SAF’s foi organizada em 24 de maio de 1921, no Presbitério Sul de Minas, denominada na época como “Confederação de Senhoras” e, foi composta por 12 SAF’s. Não obstante, a segunda Federação surgiu no Presbitério de Pernambuco, em 1924 e, a terceira Federação apareceu um ano depois, sendo esta o desdobramento da anterior.
Entretanto, a história do trabalho feminino é rica e extensa e, que talvez, seriam estas páginas poucas para descrever tal dedicação. Em casa, são mães, irmãs, filhas, tias, primas e avós. Lavam, passam, cozinham, auxiliam nos compromissos do marido, dos filhos, despensam tempo para ouvir os problemas e anseios dos irmãos, dos primos e sobrinhos. Na igreja, não é diferente. Este amor continua. São ternas e compreensivas.
O Dia da Mulher Presbiteriana é uma data para homenagens e agradecimentos às mulheres que dedicam tempo de qualidade para juntas orarem por suas igrejas, bem como pelos Presbitérios e Sínodos, além de atuarem, efetivamente, em campanhas sociais dentro da sociedade auxiliando a igreja em seu papel de estender a mão ao próximo. Neste quadriênio 2010-2014, o tema da SAF Nacional é “Mulheres que Surpreendem”. O tema atinge todas as mulheres presbiterianas, que de alguma maneira encontram no serviço a Deus, um modo de atender às necessidades da Igreja e apoiar a liderança. De acordo com a presidente da SAF Nacional, Ana Maria Prado, não há idade certa ou errada para estar na SAF. Para ela, basta o desejo de ajudar na igreja local e ser usada por Deus. O moto oficial é “Sejamos verdadeiras auxiliadoras, irrepreensíveis na conduta, incansáveis na luta, firmes na fé e vitoriosas por Cristo Jesus”. Um lema que muito se encaixa ao trabalho de todas as mulheres presbiterianas.
Cibele Lima
Adapt. Wellerson Cassimiro