sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pastoral • • Conhecer Jesus é Tudo

Por Rev. Donizete Amado
Extraído do Boletim Dominical,
nº168, ano 04, 07/02/2010.


A pergunta do jovem rico: “O que farei para herdar a vida eterna?”.

É a pergunta que palpita no coração da humanidade. O homem foi criado para viver. A vida pode ser a mais miserável das vidas, mas quando chega à hora da morte, o homem se agarra com desespero à vida. A morte é um intruso na experiência humana e por isso não é aceita.

O maior desejo do homem é viver. Para ter vida ele é capaz de fazer qualquer coisa, pagar qualquer preço, realizar qualquer sacrifício. “O que farei para herdar a vida eterna?”, é o grito desesperado do coração humano. “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3. Você vê? O segredo da vida eterna não consiste apenas no conhecimento de um corpo de doutrinas ou na aceitação de uma determinada Igreja.

O segredo é o conhecimento de uma pessoa: a pessoa maravilhosa que é Jesus Cristo. O verdadeiro cristianismo é um relacionamento de duas pessoas: o ser humano e Cristo. O que mais importa em nossa experiência espiritual não é o que cremos, mas em quem cremos. A razão para acreditar que o verdadeiro cristianismo é o relacionamento pessoal. Por isto o pecado, mais do que a violação da Lei, é a interrupção do relacionamento de amor entre Cristo e o ser humano. Esta é a verdadeira tragédia do pecado (...).

O Pai não estava triste porque alguém comeu uma fruta. Ele estava sofrendo por causa da separação. Isto nos leva à conclusão de que a salvação e a vida eterna nada mais são do que uma reconciliação ou um novo relacionamento pessoal com o Senhor da salvação.

Somos salvos quando cremos em Jesus, quando amamos a pessoa de Jesus, não apenas Seu Nome, nem Suas doutrinas, nem apenas Sua Igreja. Não podemos, porém, amar uma pessoa sem conhecê-la, por isso o inimigo (o diabo) fará todo o possível para nos distanciar mais de Deus, ou então para aproximar-nos dEle com uma ideia errada do Pai.

O inimigo não quer que conheçamos Jesus ou, na pior das hipóteses, quer que O conheçamos com a imagem de um Deus tirano, ditador, preocupado mais com Suas normas do que com Seus filhos (...). O inimigo fica feliz com isso. Conseguiu o que queria. Se não conseguiu levar-nos para longe do Pai, ao menos trouxe-nos para perto dEle pelos motivos errados. Conhecer Jesus é tudo, sabe por quê? Porque ao conhecê-Lo como na realidade Ele é, ao conhecer o que Ele fez por nós na cruz do calvário, ao saber o quanto Ele nos amou e nos ama apesar de nossas atitudes ou de nossa rebeldia, não teremos outro caminho senão apaixonar-nos por Ele, amá-Lo com todas as forças de nosso ser.