domingo, 15 de maio de 2011

Dia do Jovem Presbiteriano - 75 anos

Parece que foi ontem, que soltavámos pipas, e com um barbante amarrado a um carrinho de madeira o puxavámos de um lado para o outro. Sem nos preocuparmos com os riscos, alcançavámos o topo das árvores, só para chegar aos melhores frutos, ou apenas para pegar aquela pipa com o escudo do nosso time de futebol preferido. Já as meninas dispensavam horas fazendo comidinhas ou trocando as roupas de suas bonecas.

Lembro-me que passavámos horas na rua, de pés descalços, participando dos infinitos pique-sem-pique, pique-esconde, pique-alturinha e pique-bandeira. Todos os piques que envolviam corridas. Correr era o nosso forte. Na escola; estudos, livros e mais corridas. Ficavámos contando os minutos para chegar o momento do recreio. O pátio se tornava pequeno para tantas brincadeiras. Retornavámos para as salas de aula suados e cansados de tanto... correr, é claro.

Na escola bíblica dominical, na igreja, outra festa. Recordo-me dos desenhos, das tintas e pincéis, das gincanas e, claro, das canções infantis que foram muitas. Ali, aprendemos bastante. Nas horas matinais de domingo aprendemos a dividir a Bíblia
em Velho e Novo Testamento, lemos sobre Jacó, Sansão, Samuel e Josué. Ah...! Não poderia esquecer dos Dez Mandamentos.

Agora, dividimos nossa vida com cursinhos, emprego e faculdade. Vivemos no momento
de fazer planos para o futuro. Hoje, fazemos parte de uma juventude informatizada
e somos amigos fi éis da tecnologia. Para nossos avós, possuímos um estranho vocabulário, como um dialeto de uma tribo distante. Falamos em gigabytes, iphones,
e-book’s, backups e downloads... de músicas. Nunca estamos satisfeitos com o nosso
playlist, outra palavra de nosso vasto idioma high-tec.

Entretanto, ao contrário do que mistifi cam, somos responsáveis e assumimos
compromissos. Impulsivos, às vezes. Contudo, guerreiros e ávidos por novidades. Ao
mesmo tempo em que queremos desbravar o mundo, queremos um aconhego de nossos
pais. Em resumo, ser jovem é usar toda essa energia para enfrentar os obstáculos
do cotidiano. E, como um jovem cristão, nunca desprezar “a mocidade; mas sê o
exemplo dos fi éis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. (I Tm 4:12) Que sempre possamos ter Jesus Cristo como o nosso alvo e, claro, nosso melhor amigo. Feliz dia do jovem presbiteriano.